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Competência profissional: o que é e como desenvolvê-la

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Competência profissional é a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução de uma tarefa específica. Entenda como você pode desenvolver novas competências neste artigo.

Quando foi a última vez que você viu a necessidade de buscar uma nova competência profissional e novos conhecimentos? Essa nova competência pode ser buscada de algumas formas, seja realizando algum curso, participando de uma especialização, grupos de estudos, realizando uma atualização profissional, iniciado ou concluído uma graduação.

No mercado de trabalho atual, com uma velocidade impressionante em que as mudanças estão acontecendo, as pessoas estão sendo impulsionadas – ou quase obrigadas – a constantemente se atualizarem profissionalmente. Esse caminho torna ainda mais evidente o fato de que estudar, atualizar-se ou adquirir novas competências é uma necessidade inadiável.

Pensando nisso, continue a leitura e descubra como você pode desenvolver uma nova competência profissional e tornar-se mais relevante no mundo corporativo.

Para aqueles que querem se destacar no competitivo mercado de trabalho atual, é necessário estratégia. As empresas estão evoluindo, o que naturalmente as leva a ter altas demandas e exigências específicas. Por isso, as habilidades dos candidatos precisam atender às expectativas do mercado e da instituição na qual trabalham.

Quando o colaborador acrescenta uma nova competência profissional no currículo, além de tornar-se mais completo e dinâmico, ele desenvolve um olhar mais crítico e inovador dentro e fora da organização. Isso abre oportunidades de promoções, novas funções e mudanças de carreira, e até novos formatos de soluções, gerando automaticamente resultados positivos para a organização.

E, quando falamos em cargos de liderança, isso fica ainda mais evidente, pois os desafios na gestão de pessoas, como a pressão por resultados em contraponto à saúde mental, exigem uma atualização de competências profissionais ainda maior e mais constante. Para essas funções, são exigidas habilidades diferenciadas, novos olhares, novas informações, novas tecnologias e formas de olhar para o negócio.

O que é competência profissional e para que serve?

Quando buscamos no dicionário, uma das definições é:

Competência é a capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado; idoneidade.

Então, quando falamos em competências profissionais, significa que uma pessoa desempenha uma tarefa específica, combinando os conhecimentos adquiridos, habilidades desenvolvidas e qualidades pessoais cultivadas ao longo de uma carreira profissional e possível trajetória acadêmica.

Portanto, essas competências representam a habilidade de um colaborador em realizar tarefas baseadas em suas qualificações e experiências de vida, além de formações acadêmicas e cursos, permitindo-lhe atender às demandas do mercado e as necessidades da empresa.

Quais são os principais tipos de competência profissional?

Já parou para pensar quais são as competências profissionais que o mercado de trabalho está procurando, ou, mais do que isso, quais são aquelas em que há um déficit entre os profissionais?

Adquirir ou desenvolver novas competências não agrega valor apenas no momento de procurar um novo emprego. Essa busca contribui significativamente para quem já é funcionário. Impacta em mudança de carreira, promoções, atualizações, novos formatos de construção mental e, como consequência, promove inovação e soluções de problemas.

Uma pesquisa recente do LinkedIn analisou as vagas de emprego divulgadas em sua plataforma, e o levantamento indicou as habilidades mais exigidas pelas empresas atualmente:

  1. Gestão;
  2. Comunicação;
  3. Atendimento ao cliente;
  4. Liderança;
  5. Vendas;
  6. Gestão de projetos;
  7. Pesquisa;
  8. Habilidades analíticas;
  9. Marketing;
  10. Trabalho em equipe;

No entanto, uma dica de ouro que eu dou é: entender as competências mais valorizadas pelo mercado é o primeiro passo para se destacar profissionalmente.

Como desenvolver competências e ser protagonista da minha carreira?

Cada indivíduo é responsável por buscar seu próprio aprimoramento e evolução para se tornar um profissional melhor, sempre acompanhando as tendências para  se destacar no ambiente de trabalho. Delegar essa responsabilidade exclusivamente ao RH ou ao líder pode ser arriscado.

Você precisa ser o protagonista da sua carreira! Isso exige planejamento e organização, não apenas em termos financeiros, mas também na gestão do tempo. Analisar o mercado e as oportunidades é essencial para identificar a competência profissional necessária para o seu crescimento.

É importante ressaltar que o investimento financeiro em educação e desenvolvimento pessoal não precisa ser um obstáculo. Atualmente, existem muitas plataformas de aprendizado gratuitas ou com preços acessíveis, que podem ajudar o profissional a adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Investir em cursos, workshops e certificações pode ampliar significativamente o conjunto de habilidades do profissional. Plataformas como Escola de Pessoas, Coursera, edX, Descola e Udemy oferecem uma ampla gama de cursos que podem ser realizados no ritmo da pessoa. Até mesmo a Universidade de Harvard possui cursos gratuitos e com legendas em português.

Outra forma muito relevante de desenvolvimento é buscar por mentorias e fazer networking. A orientação de mentores experientes e estabelecer uma rede de contatos profissionais pode proporcionar uma evolução valiosa, além de abrir portas para novas oportunidades de aprendizado e crescimento.

Agora no ambiente profissional, uma maneira eficaz de adquirir novas competências é assumir projetos desafiadores e novas responsabilidades dentro da sua área ou em áreas correlatas. Isso não só ajuda no desenvolvimento prático de uma competência profissional, mas também aumenta e agrega valor à sua posição no mercado de trabalho.

Além disso, um meio eficiente de desenvolvimento de competências é a leitura de livros, artigos e pesquisas que contribuem para o conhecimento pessoal e técnico e também abrem novas formas de pensar e de ver o mundo. Contar com o apoio do RH e dos líderes da empresa em que trabalha pode ser crucial para acelerar seu desenvolvimento.

Conclusão

Para se destacar no competitivo mercado de trabalho atual, é essencial assumir a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. Ser protagonista da sua carreira significa buscar ativamente novas competências, atualizar-se constantemente e se adaptar às mudanças rápidas no mundo e no mercado de trabalho.

No entanto, quando a empresa junto com o RH e a liderança se envolvem e contribuem nesse processo com recursos valiosos que podem acelerar e aprimorar a trajetória profissional, os benefícios são muito significativos para todo o ambiente.

Essa colaboração maximiza a eficácia do crescimento do profissional e proporciona um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento contínuo dentro das companhias.

Com tudo isso, é fundamental refletirmos sobre como estamos enxergando e priorizando o conhecimento em nossas vidas e nas nossas equipes. Será que estamos realmente valorizando o aprendizado contínuo e buscando novas formas de expandir nossas habilidades? Estamos incentivando nossos colaboradores a se desenvolverem e a explorarem novas áreas de conhecimento?

Investir em conhecimento não é apenas uma estratégia para o sucesso individual, mas também um caminho para criar uma equipe mais engajada, inovadora e preparada para os desafios do futuro.

 

Fonte: RH Portal

 

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