Novas regras da aposentadoria POR IDADE em 2023; veja quem pode solicitar
Um dos momentos que os trabalhadores de todo o Brasil mais aguardam é o momento de se aposentar. Isso pode acontecer porque é justamente após a aposentadoria que o cidadão pode descansar ou se dedicar a outras atividades que a pessoa realmente goste e possa fazer no seu tempo livre. Dessa maneira, a aposentadoria é um pagamento mensal, que pode ser pago tanto pela previdência privada quanto também pela previdência social. Neste caso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelos pagamentos.
Para ter direito, não é necessário somente trabalhar. Isso acontece porque é preciso que o trabalhador também tenha feito as contribuições necessárias para previdência, já que a aposentadoria requer que o trabalhador tenha pago previamente as contribuições. Além disso, é também preciso se atentar à idade para isso. Em suma, há vários tipos de aposentadorias e, com esses tipos, as regras podem mudar. Por conta disso, quando à aposentadoria por idade, no próximo ano haverá novas regras relativas a ela.
Regras para se aposentar
Antes de mais nada, é importante destacar que a aposentadoria passou e ainda está passando por mudanças. Um dos motivos disso é por conta da Reforma da Previdência que foi aprovada em 2019. Assim, as regras mudaram, e há também as chamadas regras de transição, que valem para aqueles trabalhadores que estavam próximos da aposentadoria, para que eles não sofressem com prejuízos da mudança.
Dessa maneira, as regras de transição podem indicar alterações graduais que acontecerão todos os anos até que se atinja o que foi proposto no documento final da Reforma da Previdência. Uma dessas alterações é a respeito da aposentadoria por idade.
Aposentadoria por idade em 2023
A aposentadoria por idade, em 2023, passará a contar com um aumento da idade mínima para as mulheres. Isso quer dizer que, para os homens, as regras continuam as mesmas de 2022. Para os homens, será preciso ter no mínimo 15 anos de contribuição à Previdência, além de idade mínima de 65 anos.
Por outro lado, para as mulheres, haverá um aumento de 6 meses na idade quando se compara os anos de 2023 e 2022. Em 2022, as mulheres devem ter 61 anos e 6 meses para solicitar a aposentadoria e, em 2023, a idade mínima será de 62 anos. Quanto ao tempo mínimo de contribuição, ele é também de 15 anos.
Aposentadoria por pontos
Outra modalidade de aposentadoria é a por pontos. Ela define a pontuação mínima que os homens e mulheres deve ter para se aposentar, quando se soma o tempo de contribuição e a idade. Dessa maneira, em 2023, os homens precisarão ter no mínimo 100 pontos, sendo 35 de contribuição. A soma poderá ser de 35 anos de contribuição mais 65 anos de idade, por exemplo.
Já no caso das mulheres, a pontuação mínima deve ser de 90 pontos, sendo que, desse número, 30 devem ser relativos à contribuição, pelo menos. A conta poderá ser então de 30 anos de contribuição mais 60 anos de idade.
Isso representa o aumento de 1 ponto, tanto para homens quanto para mulheres, quando se compara 2023 e 2022. Isso faz parte da proposta de aumento de 1 ponto por ano, até que se atinja a pontuação de 100 pontos para as mulheres, em 2033, e de 105 para os homens, em 2028.