Cartórios relatam boa adaptação nos atendimentos online
Com diversos serviços disponíveis, cartórios se adaptam ao trabalho remoto.
Para se adaptar às necessidades de distanciamento social recomendadas pelos órgãos da saúde, no Brasil, cartórios de nota estão oferecendo a maioria dos serviços online. A medida tem sido bem-recebida pelos clientes e também pelos funcionários que estão adquirindo novas habilidades com a modalidade.
A autorização para que os cartórios trabalhem de maneira online já está valendo desde o mês de abril e, para viabilizar as atividades, uma nova plataforma foi criada. De acordo com Daniel de Almeida, presidente do Colégio Notorial do Brasil, secção São Paulo, e tabelião do 2º Tabelitão de Nota de Ribeirão Preto, a adequação foi surpreendente.
“Como toda mudança, foi preciso um aprendizado. No entanto, o que percebemos é que a plataforma e o modelo de trabalho proposto foram de fácil absorção. A ferramenta foi desenvolvida para navegação ser intuitiva, o que proporcionou uma adaptação mais rápida do que esperávamos. Não houve grandes problemas no dia a dia. “, conta Daniel.
Para o tabelião, a pandemia do coronavírus apenas adiantou o processo de migração para o modelo online que já estava previsto para acontecer. “A plataforma estava em desenvolvimento desde o ano retrasado, só foi preciso acelerar o processo para colocá-la no ar”, explica.
Redução na demanda
Assim como diversos setores da economia, os cartórios também registram uma redução nos serviços notoriais. Segundo Daniel, no mês de abril a queda na procura foi de 60%.
Já no mês de maio, foi percebido um aumento gradativo, o que indica, para ele, que em breve tudo deve ser normalizado.
“Justamente por ainda sentir que há uma redução considerável que não estamos abrindo em tempo integral. A expectativa, porém, é que no mês de julho possamos voltar ao horário de atendimento normal, ainda que o serviço não tenha sido restabelecido plenamente”, informou.
Serviços online devem expandir
Atualmente, é possível que o cidadão faça todos os serviços notoriais de maneira remota, como procurações, inventário, documento de união estável, divórcio, pacto antenupcial, escritura de compra e venda, de doação, de dação em pagamento e atas notoriais.
No setor de reconhecimento de firma e autenticação, a plataforma ainda está em desenvolvimento, porém, já em fase final. “Acreditamos que em, no máximo, dois meses possamos colocá-la em funcionamento para o público. Quando isso acontecer, os cartórios de notas terão 100% dos serviços oferecidos de forma online”, concluiu.
Fonte: Portal Contábeis