The Blog Single

Rio de Janeiro trabalha na redução do tempo para abertura de empresas no Estado

Notícias

O anúncio foi realizado durante o lançamento do programa “Unindo Parceiros”. A ideia é reduzir o tempo médio de abertura de novas empresas no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o anúncio, a partir de agora, os empreendedores e empresários fluminenses deverão conseguir abrir suas empresas em até uma hora e meia. O lançamento do projeto “Unindo Parceiros”, no Palácio Guanabara, ocorreu na última terça-feira, 02/04.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, a integração é fundamental e segue na contramão da burocracia, fator que por vezes impede que o Estado seja demandado por empresários que desejam instalar pequenos, médios e grandes negócios no território fluminense.

Unindo Parceiros

Com o objetivo de incrementar cada vez mais o desenvolvimento econômico no estado, o projeto “Unindo Parceiros” vai promover a sinergia e a troca de informações entre os diversos órgãos estaduais e entidades empresariais com a finalidade de dar mais agilidade às etapas do processo produtivo.

Participam da iniciativa a Codin, a Jurceja, a AgeRio – órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Geração de Emprego e Renda e ainda, a Secretaria de Fazenda, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Departamento de Recursos Minerais (DRM). A Firjan e o Sebrae-RJ representam a iniciativa privada no projeto.

Ação para o interior

Responsável pelo fomento de projetos, da micro à grande empresa – através de recursos próprios, repasses de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal (FGTS) e da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep (Inovacred) – a AgeRio vai se aproximar do interior fluminense por meio de ações conjuntas com os bancos e companhias de crédito.

Pinheiral, cidade do Médio Paraíba do Rio, por exemplo, vem atraindo empresas do setor metal mecânico em virtude da localização e logística da região.

Fonte: COAD.

Deixe um comentário